Seres Notáveis do Folclore

R$ 26,50
. Comprar  
Sinopse:
Se um pio de coruja te acordar durante o sono, cuidado: pode ser a Matintapereira batendo à porta. Cabra-cabriola é outro de quem é melhor manter distância, pois o danado gosta de pegar malandrinhos que fogem da escola. Mas os rios também guardam mistérios: Iara, meio moça e meio peixe, pode enlouquecer alguém com seu canto de outro mundo. Boitatá pode passar com seu corpo brilhante. E o Boto, disfarçado de gente, de inocente não tem nada.  
Seres notáveis do folclore, com texto e ilustrações de Mario Bag, apresenta aos leitores miúdos personagens como Saci e Lobisomem. Mas também figuras nem tão conhecidas em todas as regiões do país. É o caso de Anhangá, um espírito que protege o mundo animal, sob a forma de um cervo branco. Romãozinho, o fantasma de um menino que era muito malvado. Ou Papa-figo, o velho do Recife, famoso por sequestrar criancinhas para comer seu fígado.
Apesar do aparente horror incrustado nessas histórias, os versos de Mario Bag preservam a manemolência, a graça e a magia que é justamente o que as fazem permanecer vivas. Medo e mistério, afinal, são elementos básicos da arte das histórias orais, que marcam tão fortemente as culturas nas diferentes regiões do Brasil.
Já as ilustrações tratam de representar esses seres notáveis não apenas com pinta de monstros, mas também com humor - e até certa dose de doçura e bossa. Com isso, o autor não apenas resgata personagens de nosso imaginário coletivo, como também lhes atribui alguns traços pessoais, oferecendo personagens repletos de charme, prontos para fisgar o interesse do público contemporâneo.
 
Temas:
Arte, Folclore, Cultura, História, Tradicionalismo.

Gênero:
Nacional; Literatura; Arte

Autor:
Mario Bag
 
Ilustrador:
Mario Bag
 
Páginas:
40
 
Acabamento:
Brochura
• Prazo para postagem:
Veja também