Aprendiz ágil, de Alexandre Teixeira

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Alexandre Teixeira nasceu em São Paulo, em 1971. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, trabalhou em algumas das principais redações do país, sempre na área econômica e de negócios. Foi repórter do Jornal da Tarde e do Valor Econômico, além de editor das revistas IstoÉ Dinheiro e Época Negócios. É palestrante com experiência internacional, especializado em motivação e desenvolvimento organizacional. Escreveu Felicidade S.A., De dentro para fora (finalista do Prêmio Jabuti em 2016) e Rotinas criativas. Em seus livros, tem como tema de fundo as profundas transformações do mundo do trabalho e dos negócios neste começo de século 21. É cofundador da ODDDA (O Dia Depois De Amanhã), uma plataforma de tendências em desenvolvimento humano para cocriação de futuros sob medida. Clara Cecchini nasceu em São José dos Campos (SP), em 1982. Formada em Artes Cênicas pela Unicamp, com MBA em Bens Culturais pela FGV, é especialista em estratégias de aprendizagem, inovação e curadoria de conteúdo. Tem experiência no desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de educação e cultura. Trabalhou no Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e TV Cultura. Especializou-se em educação corporativa, tendo atuado área de Recursos Humanos Educação do Banco Santander e desenvolvido, como consultora, inúmeros projetos relacionados ao tema. Atualmente, é coordenadora da pós-graduação Design Estratégico e Inovação do Istituto Europeo di Design e atua na Supernova, empresa que fundou em 2018 para articular projetos relacionados aos seus campos de interesse.

Com o avanço de tecnologias impulsionadas por inteligência artificial e aprendizado de máquina, um leque cada vez mais amplo de atividades humanas está sendo automatizado. Por robôs que “pensam”, que conversam e, sobretudo, aprendem a aprender sozinhos. A chegada das máquinas inteligentes aos escritórios cria um cenário favorável ao aumento da produtividade, mas eleva o risco de obsolescência profissional. Por isso é hora de aprender a aprender com agilidade – ou seja, de ser um aprendiz ágil. Gestores de pessoas e profissionais de RH têm, mais do que nunca, a responsabilidade de estimular colegas, subordinados, times e empresas a desenvolver novas habilidades e competências. Todos nós, porém, precisamos nos envolver na geração de oportunidades de aprendizado. A aprendizagem precisa mudar de lugar na nossa vida porque já mudou de lugar no nosso mundo. A multiplicidade de alternativas trazida pelas tecnologias nos exige cada vez mais a habilidade de sermos curadores de nossa jornada. Mais que isso, somos chamados a contribuir para a construção de ambientes em que as pessoas aprendam mais e melhor. O tempo todo.
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