A Rua, de João do Rio

R$ 25,00
. Comprar  
A rua, nome do texto de 1905 escrito originalmente pelo jornalista João do Rio para uma conferência em homenagem à inauguração da avenida Central (hoje avenida Rio Branco), no Rio de Janeiro, e depois incluído como texto primeiro e principal do livro A alma encantadora das ruas (1908), é uma crônica ao mesmo tempo deliciosa de ler e fundamental para a compreensão das camadas de que é feita a rua. Como diz o próprio João do Rio, “a rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma!”. É ela que conecta a cidade e, portanto, as diversas faces do urbano, dando-lhes vida.

Compõem a edição uma sobrecapa e uma gravura interna assinadas pelo artista gráfico Fernando Zanardo, que podem ser emolduradas.

Outros Passos

​Não haveria autor melhor que João do Rio para iniciar uma série que se propõe a “definir”, de forma aberta e sinuosa, verbetes que se constituirão futuramente num alfabeto de temas caros à vida nas cidades, espécie de cartografia livre e multifacetada do que somos constituídos.

Conectar faces diversas do urbano é o que dá unidade e razão de ser à série Outros Passos. Seu nome presta evidente homenagem à coleção Primeiros Passos, publicada com sucesso pela Editora Brasiliense desde os anos 1970 e que se tornou leitura fundamental ao definir com precisão temas os mais diversos.

Ao pensarmos em “outros passos” que nos conectem à cidade que vivemos por meio da literatura, nos dirigimos justamente para as visões parciais, que alumiam aspectos menos abordados, esquinas pouco iluminadas de assuntos muito interessantes e por vezes urgentes.

 
• Prazo para postagem:
Veja também