O Futebol, por António de Alcântara Machado, Lima Barreto e Mário

R$ 25,00
. Comprar  
Esta antologia traz textos de origens e visões diversas sobre o mais famoso esporte brasileiro. Alcántara Machado fala sobre o futebol de rua, jogado com paixão nas vielas paulistanas do início do século 20, onde italianos e brasileiros disputavam apaixonadamente o dia a dia, em textos extraídos de seu famoso livro Brás, Bexiga e Barra Funda. Mário de Andrade dosa razão e emoção ao analisar para o jornal O Estado de S. Paulo uma goleada sofrida pela seleção brasileira para a Argentina em pleno Maracanã. Noutro texto do mestre modernista, extraído do clássico Macunaíma, é narrado como o futebol foi inventado pelo herói sem nenhum caráter. Já para Lima Barreto, em uma seleção de textos publicados na imprensa carioca, o football é uma tragédia inventada pelos ingleses para destruir o Brasil.

Compõem a edição uma sobrecapa e uma gravura interna assinadas pelo artista gráfico João Churchill, que podem ser emolduradas.

Outros Passos

Esta edição sobre o principal esporte brasileiro, triangulada pelos bambas da escrita Alcántara Machado, Lima Barreto e Mário de Andrade, dá sequência à série que se propõe a “definir”, de forma aberta e sinuosa, verbetes que se constituirão futuramente num alfabeto de temas caros à vida nas cidades, espécie de cartografia livre e multifacetada do que somos constituídos. E nisso o futebol é matéria-prima valiosa, porque tudo o que o envolve é repleto de paixão, alegria e dor. Nada mais humano.

Conectar faces diversas do urbano é o que dá unidade e razão de ser à série Outros Passos. Seu nome presta evidente homenagem à coleção Primeiros Passos, publicada com sucesso pela Editora Brasiliense desde os anos 1970 e que se tornou leitura fundamental ao definir com precisão temas os mais diversos.

Ao pensarmos em “outros passos” que nos conectem à cidade que vivemos por meio da literatura, nos dirigimos justamente para as visões parciais, que alumiam aspectos menos abordados, esquinas pouco iluminadas de assuntos muito interessantes e por vezes urgentes.

Na Outros Passos entrará de tudo um pouco: textos de um único autor; antologias; textos ficcionais e não ficcionais; em prosa e em poesia; em domínio público e inéditos. Volumes invariavelmente curtos, com textos sempre instigantes e acompanhados pela recriação gráfica de um jovem artista: que produzirá, para cada título, uma sobrecapa-pôster e uma pequena gravura, ambas assinadas e emolduráveis. Como as de João Churchill para O futebol.


• Prazo para postagem:
Veja também